16 de setembro de 2012

Homenagem ao Cavaleiro da Esperança!!


Candido Portinari - Coluna Prestes
Luis Carlos Prestes, o tenente que viu como era realmente o Brasil, e mudou a sua ideologias e de lado, para o bem do povo ele lutou até o fim da sua vida, sendo um dos heróis nacionais mais dignos, honrados, e sério nos seus ideais, a sua ausência e sentida até hoje, 22 anos, sem um líder do calibre dele...

A poderosa coluna prestes (que teve o seu nome, pois foi o general) foi a guerrilha que nunca foi derrotada, e percorreu todo o Brasil (25mil Km)  derrotou 12 genereais Brasileiros e assim ganhou o apelido de cavalheiro da esperança. Quando se exilou na Bolívia teve contato com o marxismo, que deu a ele a base teórica para o que ele viu no Brasil (miséria, exploração e desgraça).
Retorna clandestino ao Brasil 1930,  e se encontra com Getulio Vargas, esse querendo que ele comanda a revolução de 30, militarmente, mais Prestes recusa, pois não queria ter uma relação com as oligarquias.
Em 1931 viaja para URSS, é lá trabalha e estuda, volta para o Brasil junto com Olga, e filia-se ao PCB para organizar um revolução, e ajudar a organizar o ANL (aliança nacional libertadora), assim vários quartéis, subleva-se, mais sem êxito, por causa de uma traição, que infelizmente fizeram crer que seria uma moça, que foi executada inocente.
Prestes é preso (9 anos), perde sua patente de capitão. Sua companheira Olga Benário, grávida, é deportada e morre na câmara de gás no campo de concentração nazista Ravensbrück. A criança, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, mas foi resgatada pela mãe de Prestes, após intensa campanha internacional.
Prestes  Tenente
Com o fim do estado novo, Prestes é anistiado, em 1945 fez um comício em SP no Pacaembu que reuniu 80mil pessoas, e ainda o grande Pablo Neruda, que leu o poema dedicado a ele em seu livro canto geral, foi eleito Senador, junto com uma bancada de deputados para constituinte composta de grandes; Jorge Amado, Carlos Marighela e João Amazonas e Claudino Silva (único negro). Mais passando alguns meses o PCB e colocado na clandestinidade pelas forças de direita, e todos perdem os cargos.
Mais uma ditadura (1964), novamente ele tem que se exilar, e volta na anistia 1979, se põem contra o comitê do PCB, que tinha influencia do eurocomunismo (tanto que eles fundaram o PPS, hoje aliado ao PSDB/DEM), faz uma militância intensa e ajuda nas diretas, porém sempre critico, pois já sabia que era limitada a "democracia". foi imortalizado em uma musica do grande Taiguara o seu amigo, cavalheiro da esperança. Acaba morrendo logo apos a queda do muro de Berlim 1990.

Foi um homem que apesar de suas vitorias e derrotas, suas convicções e fraquezas, deu a sua vida em favor do país,  teve um papel que não pode ser esquecido em nossa nação, pois até hoje o nome de herói e distorcido pelos abutres do PIG!!




 1º Biografia realizado por Jorge Amado.


Click aqui

Jorge Amado, resolve fazer 1941, uma biografia para força a libertação do Prestes, pois estava preso desde 1936, onde o prenderam junto com Olga Benário.
Movido por esse espírito engajado, Jorge Amado narra os momentos mais dramáticos da trajetória de Prestes: a épica coluna que atravessou o Brasil entre 1924-27, o exílio, a tentativa frustrada de levante contra Getúlio Vargas em 1935, a prisão na solitária, a entrega de Olga Benário - grávida de Anita Leocadia, que escreve o posfácio desta edição - ao governo nazista, a campanha internacional de Leocadia, mãe de Prestes, pela libertação do filho e de Olga, e pela guarda da filhinha do casal.




Os Grandes: Pablo Neruda, Luiz Carlos Prestes e Jorge Amado
O grande comício de 1945.

Foi depois do grandioso evento, já embarcando num vagão de trem com destino a Rio de Janeiro, que recebe a noticia num pedacinho de papel, e fala para alguns camaradas que o acompanhava  - Olga está morta...


Silencio: que el Brasil hablará por su boca.
Neruda durante o comício.

Segue abaixo o filme, O velho, sobre a vida do cavalheiro, porém ele foi feito e dirigido por que apenas lê e decora, não por um individuo que realmente compreende a historia, então ele vai falar algumas besteiras, fazer uma alusão de fim da historia e do socialismo (nunca aconteceu de fato), mais no geral pelo menos traz uma a vida do Prestes.


Uma grande entrevista no Jô Soares de 88, já tinha os seus 90 anos, onde mostrou a sua consciência da politica na quele tempo e que hoje se concretizou.

Constituinte e a Reforma Agraria (Ele criticou e até hoje nada andou).
Lula tem uma intenção boa, porém não era um Marxista e pensava que era.(é olha o que deu).
Salario minimo é imoral (continua).
Collor... posição contra os marajás é jovem e bonito, então povo...(ganhou e com a Globo).
Roberto Freire, é um liberal. (Tentou fechar o PCB e fundou o PPS que hoje está do lado do Serra).

O filme segue automático.


A grande participação dele no programa Roda Vida, até no final da sua vida continuou realizando a politica, ele em 80 faz a critica sobre a democracia e sobre o resultado que hoje sentimos na pele!!
Obs: Só errou sobre o Lula...

Prestes até o fim da vida lutou, indo discursar para os trabalhadores, e deixando bem claro o sua ideologia e seu forte compromisso.




As Homenagem do século XXI, á fim de não deixarem que destruíam a imagem desse ícone.

Segue uma homenagem do grupo musical Subversivos e  sobre a vida desse grande homem





Nos anos da ditadura, Marighella e Prestes tiveram a divergência dentro do PCB, criando um racha e Marighella foi para luta armada.

A PRESTES
(No dia do seu aniversário)

Ó Cavaleiro heróico da Esperança
filho exemplar do povo brasileiro,
teu vulto imenso mais e mais avança,
guia e ilumina o continente inteiro.

A glória do teu nome o mundo alcança,
audaz libertador. És o primeiro
que ao nosso povo inspira confiança,
admiração, afeto verdadeiro.

A voz não diz, tampouco a pena exprime
a tua dor num cárcere, sem crime,
longe do amor caríssimo da filha.

Mas teu martírio uma verdade encerra:
no coração do povo desta terra
somente o nome teu fulgura e brilha.


Colônia dos 2 Rios, Ilha Grande, 3-1-1945. (Carlos Marighella)


Para compreender mais sobre esse grande homem, segue alguns links sobre as suas obras...
Essa pagina é muito rica, tem muitos textos dele - http://www.marxists.org/portugues/prestes/index.htm
http://www.revistadehistoria.com.br/tag/Luiz+Carlos+Prestes

http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1434:luiz-carlos-prestes-revolucionario-patriota-e-comunista&catid=42:comunistas

2 comentários:

  1. Muito bom, infelizmente esse tipo de herói não está nos livros de escola e nem mesmo no conteúdo das aulas, talvez o que falte para o Brasil é conhecer um pouco de sua historia que por sinal é muito rica e se pode tirar muito conhecimento, acho que por iço que não aprendemos sobre Preste ou revolução farroupilha o que diabos aconteceu no dia 09/07/1932.

    É triste perceber que muitas pessoas principalmente jovens não conheça a historia de nosso pais e os verdadeiros heróis

    Posso afirmar que depois de ter lido Preste e Mariguella até baixo o espírito anarquista de anos atrás !

    Douglas (Turista)

    ResponderExcluir
  2. Camarada eles foram um grande exemplo que devemos seguir, pois ambons tiveram a firmeza ideológica, coisa que hoje poucos tem...

    ResponderExcluir