11 de setembro de 2012

Orwell 1984 - Será que é paranoia ou está acontecendo?

Viajando pela linha 4 amarela do METRÔ (privado com dinheiro publico), verifiquei um amplo aparato de vigilância (câmeras filmadoras e microfones), sair do Metrô e entrei no Shopping a mesma coisa, muitas câmeras e seguranças privados, logo me lembrei do livro 1984 do saudoso George Orwell, (grande revolucionário, que foi brigadista internacional na guerra civil espanhola.), onde o mundo é dividido em 3 grandes blocos de territórios, e um é a Oceania, "uma democracia", que na verdade é um regime totalitário, dominado por um partido com um grande líder "Big Brother", onde a repressão, a alienação e a manipulação das informações, causa uma dominação física e subjetiva do ser humano, aprisionando-o e forçando-o a colaborar a uma realidade construída.



A violência do crime organizado, nada mais é, do que uma nova forma de nos privar das liberdades e das conquistas, pois o MEDO nos força a abrir mão de tudo em troca de falsa segurança do sistema burguês, pois sem o crime não teríamos um sistema de segurança com milhões de pessoas e de equipamento de monitoramento de alta tecnologia!!!
Kamarada

Click Para Baixar
Orwell fez uma critica aos regimes ditatoriais, numa perspectiva sem esperança humanidade (seria o lado emocional dele, pois tinha perdido a companheira),era uma crítica a Stalín e a democracia burguesa do tempo dele, porém hoje a sociedade está sendo cada vez mais sufocada pelo neoliberalismo (privatizações, estado mínimo social, policiamento brutal, vigilância constante, mídia manipuladora e fim das liberdades de manifestações e com o controle da sociedade), pelo circo da política e das ideias burguesas de loterias (um dia você pode chegar lá, invista todo seu dinheiro que irá ganhar em dobro, ter é mais importante do que ser...) logo penso que o século XXI, pode se tornar o cenário de 1984 muito agravado...




Como dizia o velho mestre;

"A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”
Karl Marx


Creio para se compreender a obra na sua magnitude deve saber; o contexto histórico, quem era o autor, estado emocional do autor e a repercussão da obra no publico da época. Assim sendo poderemos realizar um ótima sinapse da obra e da ideia do camarada Orwell...


  • Esse documentário abaixo tem quase todos os requisitos acima comentados.












  • O pessoal da burguesia tenta passar como se Orwell estive-se triste com o socialismo, vendo o que Stalín estava fazendo...


Um dos maiores equívocos em relação à obra de Orwell é de que se trata de uma desilusão com as ideias socialistas. Em uma carta a Francis A. Henson, membro do sindicato estadunidense United Auto Workers, datada de 16 de junho de 1949 (sete meses antes de sua morte), que foi reproduzida na revista Life (edição de 25 de julho de 1949) e no The New York Times Book Review (31 de julho de 1949), Orwell declarou o seguinte:


Meu romance recente [Nineteen Eighty-Four] NÃO foi concebido como um ataque ao socialismo ou ao Partido Trabalhista Britânico (do qual sou um entusiasta), mas como uma mostra das perversões… que já foram parcialmente realizadas pelo comunismo e fascismo. O cenário do livro é definido na Grã-Bretanha a fim de enfatizar que as raças que falam inglês não são intrinsecamente melhor do que nenhuma outra e que o totalitarismo, se não for combatido, pode triunfar em qualquer lugar.
—Collected Essays[12]


Num ensaio de 1946 intitulado "Por que Escrevo" ("Why I Write"), Orwell descreve a si mesmo como um socialista democrático, embora afirme que a agenda política trouxe consigo implicações muito diferentes do que seria esperado.


  • Segue o filme recente feito na Inglaterra no ano de 1984,ficou bom, pois a arte é linda.




  • Analise sobre a questão do Estado e a luta de Classes nitidamente mostrada na Obra 1984.


Lênin no seu livro Estado e a Revolução, deixa claro que o estado é uma "força especial de repressão" da classe oprimida, onde irá surgir na medida em que os antagonismos de classes não podem ser conciliados, sendo um órgão de submissão de uma classe para outra, criando uma "ordem" que legalize e consolide essa submissão, amortecendo a colisão das classes (mais não conciliando, pois são antípodas)... Pela existência do estado, ele vai se afastando da sociedade, e a libertação da classe oprimida só é possível por meio de uma revolução violenta e da supressão do aparelho governamental criado pela classe dominante e que pela sua própria existência, "se afasta" da sociedade.

Click para ir ao mito da caverna de Platão
Pensando nesse trecho acima podemos notar neste caso de 1984, temos um estado muito forte na repreensão e na doutrinação com base no medo da violência da guerra, assim sendo tenta apagar ou transformar toda a memória coletiva , só que não consegue ter 100% de eficácia, pois sempre ira ter insurgentes (libertos da doutrinação), pois mesmo nessa tragédia, ainda temos uma luta de classe entre a casta que domina o estado e os trabalhadores altamente alienados na ilusão (que por toda repressão, ainda consegue superar o muro de alienação-medo)....
Esses trabalhadores que conseguem se libertar, é muito bem representado pelo mito da caverna de Platão no Livro XII -Republica.



  • A obra foi transformada em romance televisivo pela BBC, porém o publico (reacionário) achou muito subversivo e foi questionado pelo parlamento Britânico.





  • Este é o 1º filme realizado em 1956, percebi que explica e tem uma arte muito melhor do que o filme mais recente...






A amplitude dessa grande obra também tem marcas incontestavelmente em novos filmes como V de vingança, onde luta contra um estado muito parecido com do grande irmão, e o V parece com o Winston pelo romantismo e anarquismo, só que no final a esperança vence...



Bibliografia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário