11 de setembro de 2012

A Revolução não será Televisionada - Construindo uma nova Sociedade Venezuela Bolivariana

Quando caiu a URSS, o mundo Capitalista tido como "democrático" (Democracia burguesa, onde prevalece a lei do mercado) fez, e está fazendo crer que as sociedades com base no estudo desempenhado pelo ultimo grande pensador completo Karl Marx (Até hoje, não surgiu ninguém que superou os seus trabalhos) não existiram mais, e que o estudo dele está fadado a ser enterrado no capitalismo. Foi neste contexto que surgi a Revolução do século XXI ou Revolução Bolivariana, encabeça pela Venezuela, como uma mistura de das ideias de Simon Bolivar e Karl Marx, demonstrando que um novo mundo pode ser possível, que o capitalismo neoliberal não presta para o ser humano, porém está longe de ser o socialismo, apenas caminhando lentamente rumo...







Em 1971, ano da publicação de "As veias abertas da America latina", Galeano descrevia uma Venezuela que proviam quase metade dos lucros de capitais dos EUA na America latina, onde tinha acentuada desigualdade social pela exploração do petróleo pelo capital estrangeiro, onde tem uma renda per capita mais alta da America latina, possuem as estradas mais modernas, bebem mais uísque escocês, e as riquezas naturais poderiam multiplicar por 10 a riqueza de cada um venezuelano. Sendo a Venezuela um dos países mais ricos do mundo e também um dos mais pobres e violentos...



Obama recebendo o Livro "As veias abertas da América Latina" de Hugo


O foco será a Venezuela e seu líder Hugo Chavez, onde em 1992 como tenente-coronel Hugo Chávez, tentou um golpe de estado no presidente Carlos Andrés Pérez, que na sua segunda vez como presidente colocou em pratica uma agenda neoliberal.
No ano 1989 houve uma explosão social chamada de Caracaço, (A pobreza alcançava 85% da população, e os 10% mais pobres da população detinham apenas 1,6% da renda nacional em quanto os 10% mais ricos detinham 32%.) fortalecendo e catapultando o nome do Hugo no cenário nacional, a partir disso em 1997 funda-se o Movimento da 5ª República e em 1998 Chavez vence as eleições para a presidência com 56% dos votos.


Em fevereiro de 1999, dissolveu o Congresso e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, e a nova constituição é aprovada por referendo nacional, alterando o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, amplia os poderes do Executivo, permiti uma maior intervenção do estado na economia, reconhece os direitos culturais e linguísticos das comunidades indígenas e eliminou o Senado corrupto.

Em 2000 convoca um reverendo sobre o seu cargo (Estranho ditador, que segundo Eduardo Galeano, foi o 1º presidente da historia da humanidade que coloca o seu cargo a disposição da vontade popular) ganhado com 60% de votos e o Polo Patriótico conquistou a maioria dos lugares na Assembleia Nacional.



A mídia venezuelana falam que na Venezuela não existe liberdade de expressão, porém como é que eles falam isso ao vivo na TV e radio? Podemos dizer que nesses últimos 15 anos de Revolução bolivariana, só teve um momento foi suprimido todas as liberdades, foi em 2002, quando a direita deu um golpe de estado, utilizando essas mesmas TVs e rádios (que atacavam, dissimulavam e distorcias as informações) para propagar a noticia "noticiosa", os empresários da Fedecâmaras, a Igreja Católica e alguns militares traidores, (muito parecido com os golpes militares de traição nacional na América Latina nas décadas passadas), esse golpe durou 47 horas, e foi colocado no lugar de Chaves, O presidente da Federação Venezuelana de Câmaras de Comércio (Fedecâmaras), Pedro Carmona. O POVO e parte do exército se levantaram em defesa do governo Bolivariano, onde as Polícias Metropolitanas junto com as forças reacionárias tentaram suprimir, porém foram derrotadas.

Os Estados Unidos e Espanha rapidamente reconheceram o governo pró-EUA de facto de Carmona, e depois se descobriu a CIA estava totalmente infiltrada nesse golpe, e que navios e aviões americanos rondavam os limites da Venezuela no dia do golpe, igual no Brasil em 1964.


Sinopse do documentário sobre esse golpe fracassado -" A REVOLUÇÃO  SERÁ TELEVISIONADA"

Durante as filmagens do 11 de abril, data importante na Venezuela, 2 jornalistas da RTE (televisão estatal irlandesa) se deparam com o que seria o primeiro golpe de estado do século XXI. Então o foco das filmagens muda completamente, e eles passam a mostrar os eventos de uma tentativa de derrubada de um governo, democraticamente eleito, por contrariar interesses da elite dominante, dos EUA e das corporações do petróleo. Mostra também a reação da população frente a esse golpe que, inconformada, luta para ter seu presidente de volta.




Em um artigo publicado pelo Le Monde diplomatique, o jornalista Maurice Lemoine afirmou que "nunca, mesmo na história latino-americana, a imprensa esteve envolvida tão diretamente em um golpe [de estado].", acrescentando que "embora as tensões do país pudessem facilmente conduzir a uma guerra civil, a mídia ainda está encorajando diretamente os dissidentes do governo a derrubar o presidente democraticamente eleito - se necessário, pela força"



O verdadeiro medo, para quem é "dono do mundo", e descobrir que seus servos estão pensando uma nova ordem!!!

Segue um documentário melhor sobre o processo da revolução bolivariana, todas as sabotagens empresariais e Estadunidense, a dominação das fabricas pelo operários, bem como a descentralização do governo em comunas....
Esse Doc/ foi feito por um grupo internacional de apoio, chamados de Tirem as mãos da Venezuela.  (http://tiremasmaosdavenezuela.blogspot.com.br/)


Algumas conquistas do governo bolivariano:


  1. Fim do analfabetismo constatado pela UNESCO (uma conquista gigante, onde o Brasil ainda não conseguiu, tendo 14,1 milhões de analfabetos).
  2. Lei de Hidrocarbonetos (fixava a participação estatal no setor petrolífero em 51%).
  3. Cresceu a taxa de escolaridade e de pré-escolaridade (que subiu de 40 a 60%).
  4. Cresceu a taxa de matriculas no ensino superior (com um índice de 83% de matrículas no ensino superior e saltou de 600 mil em 1998, para 2 milhões hoje. abaixo apenas de Cuba, na América Latina, e quinto maior do mundo).
  5. Distribuição de lucro da empresa estatal de petróleo (PDVSA) ao Povo - (1/4 dos lucros vão para programas sociais e também para ajudar outros povos, até a população pobre dos EUA).
  6. Lei de Terras e Desenvolvimento Agrário (promovendo a expropriação de latifundiários).
  7. Criação das Farmapatria (rede de farmácias estatais, que venderão remédios com até 40% de descontos e incluíram 300 lojas ao redor da Venezuela).
  8. Eleições democráticas limpas e transparentes (antigamente os mortos votavam e alguns indivíduos votavam varias vezes seguidas).
  9. Fim da ditadura do livre mercado neoliberal. (esse modelo econômico errôneo estava destruindo a Venezuela, como ainda destrói o resto do planeta).
  10. Petrocasa - (Programa para diminuir o numero de pessoas sem casas próprias, realizando a construção de casas com produtos do petróleo onde tem uma diminuição do custo em 50% em relação com a casa tradicional, onde hoje eles têm uma capacidade produtiva entre 14 a 18 mil casas/ano).
  11. Índices como expectativa de vida (antes de 72,8 anos e agora de 73,9 anos).
  12. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - (passou de 0,782 em 1998 para 0,844 em 2009).
  13. Diminuição da extrema pobreza (foi reduzida de 17,1% para 7,9%).
  14. Taxa de mortalidade infantil (diminuiu de 27 para 14 por mil nascidos).
  15. Acesso à água potável (subiu de 80 a 92% da população).
  16. Consumo de alimentos (subiu 170%).
  17. Barrio Adentro (Programa de humanização de Favelas com ambulatórios, dentistas e etc. ).
  18. Mercado estatal sem atravessadores (Mercados que vendem alimentos com ótimos preços, podendo chegar a 1/4 do preço).
  19. Alternativa Bolivariana para a América (ALBA-TCP)-( Bloco de integração econômico, social e político, que hoje tem como membros; Cuba, Venezuela, Nicarágua, Equador, Bolívia, Dominica, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda).


As derrotadas são as elites tradicionais, que controlam 80% da mídia privada do país, que promoveram o golpe militar contra Chavez, um lock-out e a fuga de capitais contra o país, que se articulam com o governo dos EUA contra as autoridades legitimamente eleitas e reconfirmadas pelo voto democrático do povo venezuelano. Chavez sai fortalecido da consulta, assim como a imensa massa pobre da população, que ingressa, através do processo bolivariano à historia política do país.

 (blog-Emir - http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=272)

Agora iremos conhecer um pouco da Burguesia parasitaria internacional Venezuelana, onde sabemos que eles tem como 2º pátria os EUA, á mídia como a sua principal arma, e a CIA sua principal agencia de golpes traidores.

Esse é um documentário ótimo e complementar sobre o golpe, a interferência dos EUA na nossa América Latina e também mostra como é á burguesia da Venezuela.





Conclusão;


Lênin no seu livro Estado e a Revolução, deixa claro que o estado é uma "força especial de repressão" da classe oprimida, onde irá surgir na medida em que os antagonismos de classes não podem ser conciliados, sendo um órgão de submissão de uma classe para outra, criando uma "ordem" que legalize e consolide essa submissão, amortecendo a colisão das classes (mais não conciliando, pois são antípodas)... Pela existência do estado, ele vai se afastando da sociedade, e a libertação da classe oprimida só é possível por meio de uma revolução violenta e da supressão do aparelho governamental criado pela classe dominante e que pela sua própria existência, "se afasta" da sociedade.




O Povo da Venezuela está tendo muitas conquistas e direitos atendidos, está sendo realizado um ampla conscientização política de base, e isso é uma contribuição gigante para a classe trabalhadora, bem como a contribuição no plano internacional aos movimentos sociais (como por exemplo A fabricas ocupadas- Flasko - BR e o apoio a autodeterminação dos povos da América Latina). Porém o perigo é a questão da lentidão das reformas e a não implementação de uma ruptura violenta no sistema capitalista e na sua Burguesia,  para logo ir quebrando as relações do estado Burguês (conforme o trecho acima do Lênin), pois está dando tempo para as forças reacionárias burguesas e pequeno burguesas unirem forças contra o governo e o povo. Outro ponto e a personificação do governo no Hugo Chávez, que quando ele morrer, poderá ser desmantelado o sistema, como por exemplo a antiga Iugoslávia do Marechal Tito, que foi tragada pelas forças reacionárias, desmantelando e destruindo tudo o que o governo dele fez.

Para quem quiser se informa mais, segue os link;
http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/comunica%E7%F5es/GT4/gt4m3c4.PDF
http://militanciaviva.blogspot.com.br/2011/12/revisitando-venezuela-sobre-ideologia.html
http://www.constelar.com.br/blog/index.php/dimitri/cat1/hugo_chavez
http://www.diplomatique.org.br/
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/dificuldades-economicas-nao

Nenhum comentário:

Postar um comentário