9 de abril de 2012

FARCs - Uma Guerra Capitalismo vs Comunismo ?

"O povo é superior a seus dirigentes."
Jorge Eliécer Gaitán


Estava entediado, comecei a mexer no you Tube, e não acreditei em encontrar um vídeo de reportagens quase neutra da Band, sobre as FARCs, Muitos poderão xigar, falar mau..., porém como historiador, fui a fundo na historia colombiana, é tenho uma visão muito diferente do conflito, e por isso não acredito no que diz a Mídia e livros tendenciosos.


Essa situação se inicia em 9 de abril de 1948, com o assassinato do líder dos liberais e também o maior líder do século XX da Colômbia- Jorge Eliécer Gaitán, que lutava contra a oligarquia (tinha um encontro com um famoso estudante de Direito Fidel Castro, esse que teve a sorte de participar de tudo), e assim o povo em escala nacional se revoltou, destruíram muitos prédios em Bogotá e mataram muitas pessoas num incidente chamado El Bogotazo, onde ninguém conseguiu segurar. Nesse episodio a consciência popular se elevou, tornando a situação uma grande violência, que até hoje continua com um estado repressor, porém com um fundo de democracia burguesa, junto com as forças Armadas e os paramilitares que são os lideres do trafico e a guerrilhas revolucionarias com inspiração comunista.
Foto da Revolta - Bogotazo

Por que essa situação de guerra civil continua até hoje?
Porque se as Farcs depuseram armas, serão assassinados, pois já tentaram um acordo de Paz e Democracia em 1980, uma das frentes da FARCs chegaram a criar um partido, União Patriótica, obtiveram um sucesso em 300 prefeitura, porém em apenas 1 ano foram assassinados 50% do partido.

As FARCs é um produto das disputas entre liberais e conservadores na Colômbia, retratadas pela obra de Gabriel García Marques "Cem Anos de Solidão".
Click aqui para baixar o livro
  Em 27 de maio de 1964, o governo de Conservadores aliados aos liberais ( que tinha medo dos comunistas) utilizam o exército no embate contra os camponeses rebelados, massacrando-os em Marquetália, no episodio chamado "La Violencia". Onde só 48 camponeses sobreviventes conseguem fugir para as selvas e montanhas, e assim fundam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Este grupo abraçou posteriormente o marxismo sob a liderança de Pedro Antonio Marín, mais conhecido como Manuel Marulanda Vélez ou Tirofijo..

Julian Conrado desmontado tópicos

O respeito pelas mulheres.



Plano Colômbia e EUA.


O plano colombia, encabeçado e financiado pelos EUA, tem como objetivo "atacar" as plantações de maconha, e de atacar as guerrilhas, porém eles estão envenenando as plantações e os civis, fortalecendo o latifundio e os grupos paramilitares ou esquadrão da morte, muito parecido com o da ditadura militar Brasileira. 


Situações arbitrarias contra o trabalhador.


 A Colômbia tem 7.500 pressos politicos, porém menos de 10% são militantes das FARCs, ou seja eles estão reprimindo civis vestindo uma bandeira contra o terror (POVO), seguindo especialistas a democracia colombiana são piores que um ditadura clássica...


O lixo de direita - Paramilitares.


 Segundo estimativas os Paramilitares (exercito financiado pelos burguês e EUA) Colômbia: 173.183 homicídios, 1.597 massacres, 34.467 desaparecimentos na Colômbia, O Ministério Público revelou, em 13 de janeiro de 2011, que tem documentados 173 183 casos de homicídios, 1 597 massacres, 34 467 desaparecimentos cometidos por paramilitares das AUC.


Foram 400 militantes mortos desde que o presidente Álvaro Uribe assumiu o governo. Segundo denúncias do Movimento Nacional de Vítimas de Crimes do Estado (Movice), cerca de 200 mil colombianos foram enterrados em valas clandestinas nas duas últimas décadas. Dentre eles, 2.550 sindicalistas, 1.700 indígenas e os 5 mil membros do movimento político União Patriótica (UP).



















Atacou e agora quer negociar.

Agora em 2012, o novo presidente Santos (direita), começou uma nova intervenção contra as Facs, sendo derrotado em varias frentes.
Com isso ele pediu pro Fidel ajuda, pra negociar com os guerrilheiros, e eles fazem um RAP irônico para a burguesia, Santos e EUA...





Segue alguns link específicos para se informar sobre o assunto;
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=273
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_Revolucion%C3%A1rias_da_Col%C3%B4mbia
http://port.pravda.ru/mundo/30-12-2011/32687-colombia_presos-0/ 
http://port.pravda.ru/news/mundo/03-06-2011/31704-santos_oligarca-0/
http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/xhtml/pt/features/saii/features/2009/03/18/feature-02 
http://port.pravda.ru/mundo/12-04-2011/31466-paramilitares_colombia-0/
http://picica.net/?cat=1&paged=154 
http://port.pravda.ru/mundo/12-04-2011/31466-paramilitares_colombia-0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário