O grande monopólio da mídia internacional e nacional faz nos crer que a vida nos EUA é uma grande festa de bonança e alegria, porém esquece-se de dizer que existe a ressaca, e que essa ressaca só aparece quando o cidadão TRABALHADOR americano está em dificuldades de saúde ou financeira, pois lá o sistema neoliberal está implantado brutalmente, (pois é o berço dessa maldição capitalista), é nesse contexto que temos a privatização e o sucateado todos os serviços públicos prioritários ao trabalhador, pois a ordem é sucatear, para privatizar e que o povo tenha o pior e mais lucrativo serviço possível.
Porém pertinho dos EUA, existe um país inimigo chamado CUBA, é nessa nação tem um sistema MUITO melhor para o cidadão trabalhador, Em um ano, Cuba formou quase o dobro de médicos do total que dispunha em 1959, foi quando se tinha apenas 6.286 médicos, e que desses, 3 mil fugiu para os EUA no plano do governo Eisenhower para esvaziar a nação de seu capital humano. A partir disso Cuba investe pesado, passando de uma faculdade em 1959, para hoje 24 faculdades de medicina, e tendo um exercito de cerca de 43mil professores de medicina, que formaram desde 1959 mais de 109mil cubanos. Por tudo isso a Organização Mundial da Saúde, diz que Cuba é a nação mais bem dotada neste setor, pois o país dispõe de 161 hospitais e 452 clínicas.
Em estudos sobre o IDH sem rendimentos per capita, Cuba é a líder dos países em desenvolvimento, deixando para trás Chile, Palau (Oceano Pacífico), Lituânia, Montenegro, Letônia, Argentina, Roménia, Uruguai e Geórgia.**
Outro ponto que deve ser mostrado é o indicador da cooperação internacional de Cuba, onde sempre ajudou as nações em dificuldades( ate queria ajudar os EUA no furacão Katrina com 1100 medicos e 6,4 toneladas de medicamentos ) atualmente tem 31 mil colaboradores médicos que oferecem seus serviços em 69 nações do Terceiro Mundo, e também em seu território, ajudando na formação de estrangeiros, pois a cooperação é muito importante, então ela criou a Escola Latino-Americana de Medicina de Havana no ano de 1998, e tem hoje 24mil estudantes, de 116 nações, e já saíram formados mais de 15 mil médicos de 25 especialidades distintas, sendo o curso totalmente gratuito.
Porém poderia ficar melhor, pois o próprio EUA impõe um embarco econômico de 50 anos a essa ilha, causando um prejuízo de aproximadamente (calculo conservador) US$ 975 bilhões ao longo dos anos, sabendo que nem foi calculado os ataques terroristas dos EUA e suas agencias (exemplo, CIA) contra as instalações de produção e desenvolvimento Cubana, com certeza poderíamos afirma que o prejuízo já estaria na casa do Trilhões de dólares...
A resistência do povo Cubano, nos da esperança para á luta de libertação em nosso país.
Quem vai contar essa realidade Americana, é um Americano.
Em junho de 2009, o americano Michael Moore lançou o documentário “SiCKO” (S.O.S. Saúde) que faz um duro ataque ao sistema de saúde pública dos EUA. No documentário, Moore, visita muitos países para avaliar a qualidade e o preço do atendimento, no final como brinde leva 3 norte-americanos heróis do 11 de setembro ( que ficaram doentes na intervenção e não tiveram nada de ajuda) para se tratar em Cuba, onde desfrutam do atendimento do qual foram privados em seu país.
OBS; Encontrei uma situação ruim no documentário, é a situação que é colocado os presos em Guantánamo (onde duvido que eles tenham um bom atendimento médico) deixando um sentimento que eles são culpados é merecem perder todos os direitos humanos.
O filme segue automaticamente pois está em 13 partes.
Pontos importantes do sistema gratuito e universal de saúde cubano, veja a colocação Organização Pan-Americana da Saúde.
Quer saber mais sobre a grande Cuba, porque ainda tem algumas ideias imposta pela mídia mundial, como por exemplo os opositores?
Veja neste Link |
O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade".
Che Guevara
Bibliografia;
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/02/alem-de-israel-so-dois-paises-no-mundo-apoiam-o-embargo-criminoso-dos-eua-a-cuba.html
A melhor analise ;http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/23324/cuba+a+ilha+da+saude.shtml
http://expresso.sapo.pt/desenvolvimento-social-cuba-lidera-nos-paises-emergentes=f625418
Nenhum comentário:
Postar um comentário