30 de junho de 2013

Uma comunidade no rumo do socialismo, da exemplos ao resto da Espanha em Crise - Marinaleda

A única cidade da Espanha que não é afetada pela crise é Marinaleda, administrada desde 1979 por  uma frente de esquerda (comunistas/socialistas) e um prefeito Comunista na ponta da luta. Como fruto da vitória de camponeses  contra o latifúndio, da exemplos ao resto da Espanha afundada na crise capitalista.

Em uma comunidade situada em Andaluzia-Espanha, com cerca de 3000 habitantes, não tem policiamento, todas as decisões são coletivas e tem quase 0% de desemprego (em assembleias é definido os turnos para que todos possam trabalhar ou pelo menos uma pessoa da família tenha rendimentos), algo surpreendente numa Espanha falida pela crise (com cerca de 30% de desempregados).  Porém não é uma situação que nasceu do nada, mais sim um processo oriundo da luta social, que conquistaram um vitória agraria nas terras que eram improdutivas de um nobre, foi em 1992 (o Lemas da luta "Terra para quem trabalha"), e hoje tem uma ótima produção coletiva, extrai do solo, favas, alcachofras, pimentos verdes e vermelhos, e azeite extra virgem, que são enviados as estufas, depois existe industrialização do produto na fabrica de conservas,  e por fim para loja para ser vendido (todo o processo de produção é coletiva, de todos).
No requisito de moradia, tem um exemplo a ser seguindo também, onde uma casa pode custar 15 euros/mês(para pagar os materiais financiado pela comunidade), sendo uma autarquia pode se passar para os filhos (tanto a casa como a divida), porém como regra dessa comunidade os futuros moradores devem ajudar a construir as próprias casas (podem pagar para terceiros como pedreiros profissionais) e ajudar nas dos outros.


A coletivização não para só na produção, os salários são todos iguais, independente do seu cargo (por volta de $1300 euros). 


Documentário Completo - El sueño de la tierra





Não existe o retrato do Rei- Parasita (comum nos departamentos públicos da Espanha), mais sim do grande guerrilheiro Che Guevara.
  • Reportagem simples da Folha.


Existe um canal de TV local livre,  que tem uma programação da comunidade mesclada com  a da TV cubana e Tele-SUR. 

  • Um vídeo reportagem de Portugal que mostra o cenário mais completo.



A crise só afeta Marinaleda no requisito de ter que abrir novos postos de trabalho  para os que foram trabalhar na construção civil externa e ficaram sem emprego, tendo que voltar.
Extraído da entrevistaPublico.ES

Para conhecer mais:
http://www.publico.es/espana/440082/sanchez-gordillo-los-recortes-consisten-basicamente-en-que-los-ricos-roban-a-los-pobres
http://www.presseurop.eu/pt/content/article/2601881-marinaleda-o-oasis-vermelho-que-desafia-crise

Nenhum comentário:

Postar um comentário