9 de março de 2012

Crise na Grécia - Só os cavalheiros do povo podem salvar Atenas!

A famosa Grécia, mãe do jeito ocidental de ser, o berço da filosofia e da física entre outras artes humanas, foi lá que nasceu às olimpíadas, tendo um passado glorioso e agora um presente triste e possivelmente um futuro sombrio para o seu povo.
A Grécia passa por dificuldades financeiras, pois a sua divida está estimada em 350 mil milhões, que significa cerca de 164% do seu PIB, parece uma loucura um país se endividar tanto assim, porém é muito normal quando tem governos de direita  e fracos. Vamos compreender como a Grécia chegou nessa situação horrível.


Segue também uma forma mais simples, rasa e humorística, de mostrar a crise.



1º Ato -Tragédia -  Entrada na  "EUROZONA" com uma a política neoliberal.

A Grécia é membro do bloco econômico de livre mercado e com moeda comum com regulação independente, chamada Zona do EURO, para entrar nesse bloco o país tem que adotar uma economia neoliberal  ao extremo com os seus parceiros da Zona, com isso ela  obrigada a deixar o mercado aberto e diminuir taxas de importações, bem como ter um plano de austeridade bem forte no estado. Isso são apenas palavras bonitas e bem divulgadas, acontece que um país que não tem uma indústria forte e não tem uma independência tecnológica, acaba por sacrificar o seu povo, que sacrifica o mercado interno, que sacrifica a indústria nacional, que sacrifica os impostos, gerando um ciclo vicioso que se acentua a cada volta.

2º Ato - Tragédia - Lideres fracos e traidores da pátria, deixando ela de joelhos.

Nesse aspecto da divida temos que ressaltar a questão dos políticos neoliberais e traidores, que na crise compraram cerca de 3 mil milhões de armas da França e 1 mil milhões da Alemanha, (e eles são os principais credores da Grécia e querem colocar o 'troika' goela abaixo dos Gregos), e não só isso, existe dividas da época das olimpíadas, onde gastou o dobro do que a Austrália em Sidnei, que  apenas em segurança foi gasto 1,2 mil milhões. Demonstrando que esses governos fracos pegam dinheiro do estrangeiro e compram produtos dos próprios e ainda entrega mais riquezas para eles, onde mata o seu povo e engorda o dos credores.
Vale a penas lembrar que  o primeiro-ministro Lucas Papademos, era ex-executivo da Goldman Sachs, um banco que sempre prestou "serviços" a Grécia, e é ele que bloqueia a ação popular de Campanha pela Auditoria Cidadã que vai verificar se as dividas são odiosas ou "maquiadas", a fim de usar um direito internacional e não pagar-las.

3º Ato -Tragédia - Endividamento e apoio aos carrascos. 

Para conseguir se manter, ela tem que pegar dinheiro emprestado, é como os banqueiros dono do mundo são "altruístas", acabam emprestando a juros muito elevados, e também com algumas ressalvas como investir em empresas para construir infra-instrutora, essas empresas são estrangeiras, utiliza tecnologia estrangeira, usa matérias primas, também da mesma nacionalidade do banqueiro, é o pior e que essas obras ou gastos são para "ajudar" a exportar mais, sendo monopólio da alta burguesia nacional, e assim não desenvolve a indústria e nem o emprego em médio prazo, tornando o país mais miserável e endividando a cada ciclo vicioso.

4º Ato -Tragédia -  Dinheiro emprestado para o pagamento de juros, do capital emprestado anteriormente.
Os grandes Bancos do mundo querem salvar a Grécia, emprestando mais dinheiro, com juros menos, porem ela tem que fortalecer a agenda Neoliberal e esse capital tem que ser utilizado para pagar a dividas anteriores. Conversa para idiotas, pois faz com que ela pegue dinheiro para pagar juros (lucros) das dividas, e ainda a deixa mais endividada e para afundar mais, tenta destruir e matar o seu povo de fome.




5º Ato - Fim da criação de Riqueza e do Estado.
Quando a nação sangra pelos poros e não conseguem produzir  as suas riquezas, pois tudo que produz vai para o exterior, vai forçando uma liquidação do estado e assim também da sua soberania já combalida, tornando a vida de seus compatriotas um martírio e uma frustração mortal no seu espírito de superação, destruindo pelo choque econômico muitas gerações e pensadores.


Segue abaixo o documentário mais amplo e vivo sobre á crise na Grécia, e ás soluções propostas;




6º Ato - Possibilidade de o povo acordar e mudar o rumo.
Mais tudo não é só retrocesso e destruição, mais também um recomeço das forças revolucionarias, que quase transformaram a Grécia em uma republica Comunista, na guerra Civil Grega ( 1944 e 1949), só não conseguiram ter êxito, pela mão do Stálin (URSS), que já tinha dividido a Europa com as potencias capitalistas.
Mais tudo não é só retrocesso e destruição, mais também um recomeço das forças revolucionarias, que quase transformaram a Grécia em uma republica Comunista, na guerra Civil Grega ( 1944 e 1949), só não conseguiram ter êxito, pela mão do Stálin (URSS), que já tinha dividido a Europa com as potencias capitalistas.
Com isso não deu apoio adequado e só forçou a derrota indiretamente e a Inglaterra que utilizou de suas forças e bombardearam e metralharam o país, é quando assinaram o tratado de "paz" mediado pelo Stálin, (O dirigente comunista do EAM, Aris Velouchiotis, opôs-se aos acordos impostos pela direção soviética, mas em breve foi assassinado) foram exterminados ao longo das décadas pela monarquia fascista e pela ditadura dos coronéis.
E hoje a esquerda e a extrema esquerda está voltando a cena, sendo fortalecido pelos estudantes e trabalhadores, agindo como o principal resistência popular, e não só isto, eles estão organizando as idéias e as propostas para sair da crise e salvar a Grécia, segue os principais:
  1. Realizar a Auditoria Cidadã para verificar se a divida é odiosa.
  2. Congelar os pagamentos, igual foi feito no equador, e quando eles estiverem muito abaixo do preço, e só comprá-los.
  3. Sair da EUROZONA, e retomar a sua soberania e a democracia.
  4. Seguir o caminho igual da Islândia, que foi o 1º país a sofrer a crise e a sair, e ainda punindo os responsaveis. 

Encontrei esse filme abaixo com uma forma bem fácil de compreender a questão do endividamento da Grécia, e também em outros estados, porém com uma abordagem relacionada ao neoliberalismo e sem o profundamente necessário.



Noticias do PIG neoliberal, vamos analisar;
A Grécia foi pressionada a aceitar cortes de gastos mais profundos, relativos a 1,5% do seu PIB, além de cortes previdenciários e de empregos, altamente impopulares entre os cidadãos gregos. A 'troika' também quer que a Grécia torne sua economia mais competitiva, eliminando os custos burocráticos e flexibilizando leis trabalhistas. Também pressionou Atenas a reduzir o salário mínimo, diminuir o número de funcionários públicos, efetuar cortes no valor das aposentadorias e a recapitalizar os bancos gregos.... O governo grego também havia previsto obter 50 bilhões de euros até 2020 com a privatização de ativos estatais - como portos, aeroportos e minas -, mas revisou esse número para baixo por conta da piora recente do cenário econômico...E, por estarem na zona do euro, não têm a opção de desvalorizar sua moeda para deixar suas exportações mais competitivas.(G1  - Globo - 2012).

Eles fortalecem a questão do corte nos programas sociais, desvalorização da moeda, deixando bem claro que o Grego trabalhador pode da a sua vida para que o seu país consiga ser mais competitivo e que o governo precisa dar dinheiro aos seus bancos, para esses especular mais as dividas Gregas. 
Me parece que são economistas chamados de "Papagaio de privata", como se sustenta um sistema econômico, onde o povo morre, onde o indivíduos é descapitalizado, e assim ele nunca conseguiram investir e nem criar riqueza, e a partir disso o governo deixa de arrecadar impostos, tornando a nação cada vez mais fraca, será que o 1% da elite dos poderosos conseguiram criar riqueza e manter toda proteção do estado, será que a burguesia dos outos paises vão querer eles como competidores do seu capital?
A luta com os verdadeiros cavaleiros do povo pode resolver.


Noticias sobre a Grécia.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/02/entenda-a-crise-da-divida-da-grecia.html
http://vamosalutanacional.blogspot.com/2011/05/sem-solucao-iremos-ao-inferno-diz-kahn.html
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,para-fmi-divida-da-grecia-atingira-129-do-pib-em-2020,103487,0.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111027_europa_acordo_dg.shtml
http://democraciapolitica.blogspot.com/2011/05/crise-europeia-partilha-da-grecia.html
http://altamiroborges.blogspot.com/2012/02/banqueiros-incendeiam-grecia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário