2 de fevereiro de 2012

Sepé Tiarajú o 1º herói nacional, e a resistência contra as potencias estrangeiras!!



"Esta terra tem dono, e ninguém vai tirar ela de nós"
Sepé Tiarajú


É mais uma Historia que não se aprende na escola, nem mesmo se escuta um trecho desse grande herói da resistência, o Sepé Tiarajú, líder da nação guarani, lutou bravamente contra os Portugueses e espanhóis bem no começo da colonização 1700 na chamada Guerra Guaranítica, onde se situava o aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões (hoje Rio Grande do Sul), que ali dentro viveram por mais de um século uma vida de comunidade, onde tudo era repartido e todos trabalhavam pelo bem da coletividade, porém as potencias européias não aceitavam que um pedaço de terra pertencem a eles, ai resolveram expulsar as missões para os confins do Uruguai, mais os índios não aceitaram, e pegaram em armas para resistir, é neste contexto que surgi o líder Sepé Tiarajú, pensando nas estratégias, é liderando os ataques.
Foi chamado a “negociar” com o chefe do exército, que tentou comprá-lo dando-lhe terras longe dali. Não aceitou, e com a cabeça sempre erguida, disse: “nossa terra já tem dono, e ninguém vai tirar ela de nós.
Eles resistiram mais de 3 anos. Sepé foi um grande estrategista, corajoso e inteligente guerreiro. elaborou e efetivou emboscadas no meio do mato que deixavam os soldados perdidos e fáceis de render e matá-los
Mais no dia 7 de fevereiro de 1756, Sepé morreu lutando no Arroio Caiboaté, onde o seu cavalo rodou e ele foi ferido pela lança de um soldado e antes que se levantasse foi morto com um tiro de pistola pelo governador de Montevidéu.

"Diz a lenda que na testa de Sepé tinha um lunar que brilhava, e no dia de sua morte o lunar subiu ao céu e virou uma estrela, que até hoje guia os lutadores do povo em seu caminho para se libertar da opressão".




  Click aqui para baixar Click aqui para Baixar Virou herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.366[1][2] e está escrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, e ainda e considerado um santo popular brasileiro (município de São Sepé, RS) e sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico O Uraguay (1769) e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento.








A historia sendo contada em quadrinhos;


 
Click para Baixar
















Até hoje ele virou mito, lenda e até fantasma...
Segue abaixo um filme realizado na comemoração dos 250 anos de Sepé Tiarajú, onde aparentemente se vê a imagem do espírito do grande herói!



Links que utilizei;
http://www.mncr.org.br/box_4/formacao-e-conjuntura/martires-da-luta/sepe-tiaraju
http://www2.camara.gov.br/noticias/institucional/noticias/camara-lanca-historia-em-quadrinhos-sobre-o-heroi-nacional-sepe-tiaraju
http://www.gentedanossaterra.com.br/sepe_tiaraju.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sep%C3%A9_Tiaraju

Um comentário: